Nutrientes
Coenzima Q 10
Importante peça na geração de energia no organismo, mas sua presença pode ser prejudicada por alguns tipos de medicamentos e até pela idade avançada.
A coenzima Q10 é uma substância presente em todas as células do nosso organismo, participando dos processos de produção de energia.
Ela foi descoberta em 1957,na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e é lipossolúvel, ou seja, é solúvel em gordura. Ela também é conhecida pelo nome de ubiquinona. Funções:
1. Controle do colesterol e triglicérides.
2. Redução dos radicais livres.
3. Melhora nos sintomas da depressão em quem tem transtorno bipolar.
4. Ação antioxidante.
EDTA
Quelação com EDTA: A quelação baseia-se na propriedade química de pinçar (agarrar), de transformar uma substância ou "quelar" os metais pesados (como mercúrio, chumbo, alumínio, etc) circulantes na corrente sangüínea formando compostos hidrossolúveis - quelatos - num complexo químico estrável através de uma ligação covalente os quais são excretados pelos rins. O tratamento não apresenta efeitos colaterias nas doses terapêuticas.
O quelante mais eficaz na intoxicação de metais pesados é o EDTA de CaNa2 por via endovenosa, principalmente na fase crônica da intoxicação.
O EDTA de CaNa2 é um ácido da família dos ácidos poliaminocarboxílicos com afinidade química por diversos metais. Foi introduzido na medicina como quelante em casos de intoxicação por chumbo na década de 50 e é usado para esse fim desde então.
PQQ - Pirroloquinolina Quinona – Diminui Cabelos Brancos
Ativo desenvolvido com ação dermocosmética importante sobre o metabolismo da pele e do folículo piloso. O PQQ é um co-fator de óxido redução, dotado de uma estabilidade molecular extrema, capaz de realizar milhares de transferências de elétrons. Por esta razão, seu poder antioxidante é 100x superior o da vitamina C para neutralizar os radicais livres superóxidos e ao hidróxilos.
A Pirroloquinolina Quinona consegue aumentar o Ciclo de Krebs, resultando no atraso significativo nesse metabolismo específico, por sua vez, reduzindo o envelhecimento celular e tendo como consequência a redução da morte celular, ampliando a resistência de célula ao stress oxidativo, como o presente no branqueamento de cabelos.
A Pirroloquinolina Quinona diminui os cabelos brancos e atrasa o processo do envelhecimento. Está intimamente ligado a degradação e ao desaparecimento progressivo das mitocôndrias; Também aumenta os níveis de energia indispensáveis às células e melhora as funções cognitivas.
- Diminui Cabelos Brancos;
- Combate o envelhecimento celular;
- Antioxidante potente;
- Protege cabelos do embranquecimento;
- Promove a formação de novas mitocôndrias sadias;
- Ajuda a facilitar o suporte mental.
Nootrópicos: o que são e como atuam as drogas da inteligência.
Os nootrópicos, conhecidos como “smart drugs” ou drogas da inteligência, são substâncias com ação cerebral, capazes de aumentar o foco, a atenção, a memória e o raciocínio. Eles melhoram a performance intelectual tanto em pessoas com diagnóstico de TDAH e depressão como também em indivíduos saudáveis que desejam aumentar a performance cognitiva, a memória e a produtividade nos estudos ou trabalho.
O termo nootrópico foi usado pela primeira vez em 1972 pelo psicólogo e químico romeno Corneliu Giurgea. Para se referir a uma droga que aumentava capacidades intelectuais sem causar efeitos colaterais, ele recorreu ao grego nou, que significa “mente”, e tropo, que pode ser traduzido como “direção”.
Atualmente, estas substâncias são febre entre investidores do mercado financeiro e empresários e programadores do Vale do Silício, na Califórnia.
O tema chegou também à cultura. O filme Limitless, protagonizado por Bradley Cooper em 2011, mostra a descoberta dos efeitos dos nootrópicos por um escritor falido. Inspirado neste longa, a CBS lançou a série homônima em 2015. Uma busca por “Nootropics” no site da Amazon revela mais de 170 livros sobre o tema.
Como atuam os nootrópicos
Atualmente há centenas dessas substâncias catalogadas que funcionam de várias maneiras. Mas, basicamente, a ação dos nootrópicos tem como alvo principal os neurotransmissores. Estes atuam como mensageiros químicos, transportando, estimulando e equilibrando os sinais entre neurônios, células nervosas e outras células do corpo. Após sua liberação, o neurotransmissor atravessa a lacuna entre as células e se liga a outro neurônio, estimulando ou inibindo o neurônio receptor, de acordo com a sua característica.
No caso dos nootrópicos, o foco maior de atuação está em transmissores ligados à concentração, cognição e memória, como a acetilcolina, a dopamina e a noradrenalina.
A acetilcolina está envolvida no processo de formação de novas memórias e concentração, assim como no aumento do metabolismo cerebral.
A dopamina é mais conhecida por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. Além disso, a dopamina atua no controle de movimentos, aprendizado, cognição e memória.
A noradrenalina regula atividades como o sono e as emoções, causando sensação de bem-estar. Também relaciona-se com processos cognitivos de aprendizagem, criatividade e memória.
Para chegar à melhor fórmula de nootrópico para o seu caso, escolha um médico de sua confiança e siga essas dicas:
Defina seus objetivos: pense no que você deseja alcançar, em quais aspectos da cognição você deseja se concentrar e em como vai avaliar o sucesso.
Faça o dever de casa: se você está tentando encontrar os melhores nootrópicos, deve cuidar do básico. Beba água suficiente, faça exercícios regularmente, leia, passe algum tempo ao ar livre, socialize e reduza o consumo de álcool. Se você não estiver se esforçando para fazer essas coisas, mesmo os melhores nootrópicos produzirão resultados abaixo do padrão.
BCCA
Há muitas dúvidas sobre se o BCAA engorda ou se o BCAA emagrece. O fato é que, quanto a emagrecer, o suplemento pode auxiliar no processo de algumas formas.
O BCAA é capaz de atenuar a perda de massa magra em dietas de emagrecimento. Além disso, a suplementação com BCAA pode auxiliar no controle da fome e aumentar a queima de gordura durante os treinos.
No entanto, os aminoácidos de cadeia ramificada atuam em um papel secundário na perda de peso. O processo de emagrecimento depende de outros fatores, como uma dieta saudável e hipocalórica e a prática regular de atividades físicas.
Para que serve BCAA?
O BCAA funciona na prevenção da fadiga muscular. Também pode te ajudar em diversas outras coisas, como na regulação do sistema imunológico, no aumento da performance e também para aumentar a velocidade do metabolismo e emagrecer.
Ácido Lipóico
O Ácido Lipóico é uma molécula completamente natural que existe dentro de cada célula de nosso corpo. Poderoso antioxidante chamado de antioxidante universal, pois é solúvel tanto em água quanto em gordura, ajudar a diminuir o armazenamento de gordura no corpo direcionando as calorias para produção de energia. Ele potencializa a ação da insulina que aumenta a absorção de glucose, aminoácidos e nutrientes nas células musculares.
O aumento de energia permite à célula ingerir mais nutrientes, remover resíduos e substituir componentes danificados. Controla a inflamação, melhora a pele, regenera os nervos (neuropatia diabética), melhora da função cognitiva (memória), diminui os níveis de colesterol e de toxina no corpo.
O Ácido Lipóico é encontrado em pequenas quantidades em alimentos como o espinafre, brócolis, ervilha, levedo de cerveja, couve, farelo de arroz e carne, ele é facilmente absorvido pela corrente sangüínea e também pode cruzar a barreira hematoencefálica.
Pode ser suplementada por via endovenosa, os resultados geralmente são sentidos quase que imediatamente.
DMSO:
Tem ação anti-inflamatória e age como antioxidante (eliminador de radicais livres que se agregam no local da lesão). Foi também, o primeiro anti-inflamatório não-esteróide descoberto desde a aspirina.
Tem ação na saúde como na pele (tecido conectivo), sistema neurológico, na bacterióstase, diurese, aumento da efetividade de outras medicações, resistência à infecções, vasodilatador, no relaxamento muscular, aumento da função celular, influência sobre o colesterol sérico, efeito radioprotetor e proteção contra lesões oxidativas.
O aumento de energia permite à célula ingerir mais nutrientes, remover resíduos e substituir componentes danificados. Controla a inflamação, melhora a pele, regenera os nervos (neuropatia diabética), melhora da função cognitiva (memória), diminui os níveis de colesterol e de toxina no corpo.
Tem ação também na Esclerodermia (doença rara resultante de crescimento anormal de colágeno dentro do organismo), artrite, trauma do sistema nervoso central (diminui a pressão intracraniana no traumatismo crânio encefálico), atua como relaxante muscular,estabiliza a pressão arterial, dor, pequenos cortes e queimaduras graves (reconstruindo tecidos lesados).
Resveratrol
Produzido em plantas, o resveratrol é um ótimo fitonutriente para a saúde, proporcionando diversos benefícios.
Antioxidante natural
O resveratrol é bastante conhecido por estimular a produção de antioxidantes naturais no corpo, fortalecendo a defesas celular contra as agressões externas. Ele age diretamente no DNA da célula, contribuindo no combate do envelhecimento biológico e reduzindo o avanço de rugas, perda de firmeza e densidade.
Aumenta a resistência física
Pesquisas recentes indicam que o resveratrol beneficia o músculo esquelético, aumentando a resistência física do corpo, melhorando a função cardíaca e o metabolismo oxidativo. Ainda conforme os estudos, quando combinado com treinos de resistência, o resveratrol pode levar a um aumento de 21% no desempenho.
Melhora o colesterol
O resveratrol também ajuda a reduzir a síntese de colesterol ruim, conhecido como LDL. Este tipo de lipoproteína tende a depositar-se na parede dos vasos sanguíneos, favorecendo a formação de placas e consequentemente podendo elevar a pressão arterial e obstruir os vasos. Além disso, o resveratrol também impede a oxidação do mau colesterol, o que resulta em uma menor absorção das micropartículas de gordura no intestino e controla as taxas de colesterol, estimulando a produção de HDL, o tipo de colesterol que tem efeito cardioprotetor.
Carnitina
Carnitina: é um nutriente fabricado pelo próprio organismo, sintetizado a partir dos rins, fígado e cérebro a partir de dois aminoácidos essenciais, a lisina e mitionina, estando presente em todas as mitocôndrias. E seus níveis teciduais são influenciados por fatores como desde má alimentação até desnutrição, envelhecimento e algumas doenças.
Por proporcionar uma variedade de benefícios para o organismo, funcionando como um mix que ajuda o corpo a produzir mais energia, colabora para a quebra das gorduras, estímulo imunológico, regulação dos níveis de colesterol e triglicerídeos, melhora da respiração em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, capacidade cardiovascular, pode aumentar o desempenho energético em atletas, pode reduzir os danos da neuropatia diabética e regular o metabolismo associado ao estresse oxidativo celular.
5 - HTP
5 hidroxi-triptofano: é o precursor da serotonina. No cérebro ela tem função de regular o sono, o apetite, humor, memória, temperatura corporal, atividade motora, sensibilidade à dor. Também aumenta a função do hormônio de crescimento, melatonina e beta-endorfinas. Na inflamação e na TPM (Tensão Pré - Menstrual) os níveis de triptofano ficam baixos e na TPM este acontecimento leva a compulsão por doces e mal humor.
Somente 2% do Triptofano presente nos alimentos é convertida em serotonina.
Inositol
O Inositol, popularmente conhecido como um tipo de vitamina B, é um lipídio solúvel em água que é necessário no corpo para a formação de células saudáveis. A denominação de vitamina não é tão precisa, visto que ele é formalmente considerado uma pseudovitamina devido a sua prevalência na dieta e importância no corpo. O termo pseudovitamina é usado para denominar qualquer molécula que não pertence à classe de vitaminas essenciais, mas que é vital para o corpo. Existem nove estereoisômeros deste composto (moléculas com mesma forma estrutural, mas cuja organização no espaço é diversa), que é encontrado principalmente nas membranas celulares: Myo-inositol, Epi-inositol, Cis-inositol, Allo-inositol, Muco-inositol, Scyllo-inositol, Neo-inositol, L-Chiro-inositol e D-Chiro-inositol. A maior parte da suplementação no corpo ocorre na forma de Myo-inositol.
Mecanismo de ação
Este suplemento possui várias funções no corpo. O Inositol, como fosfatidilinositol, tem a sua função primária na composição e integridade da estrutura da membrana celular. Além disso, ele é base de inúmeros sinalizadores celulares e mensageiros secundários, estando envolvido em vários processos biológicos, tais como: montagem do citoesqueleto, controle da concentração intracelular do íon cálcio, manutenção do potencial de membrana das células, modulador da atividade da insulina, quebra de gorduras e redução dos níveis de colesterol no sangue. Outras funções do fosfatidilinositol são um tanto obscuras. Em conjunto com a colina, pode ajudar na nutrição das células cerebrais. O Inositol é especialmente importante para as células da medula óssea, tecido do olho, e os intestinos.
L-Theanina
- PODE MELHORAR O SONO
- CONCENTRAÇÃO
- RELAXAMENTO
L-teanina é um aminoácido não comum na nossa dieta (não é um dos aminoácidos essenciais ou mesmo um dos aminoácidos não essenciais comuns). Ela foi descoberta como um dos componentes do chá verde em 1949. É substancialmente presente nos chás derivados da Camellia sinensis, também conhecidos como chá branco, verde e preto, e também em alguns cogumelos.
A L-teanina tem semelhança estrutural com a Glutamina e outros neurotransmissores que são produzidos a partir dele (GABA e glutamato) e é conhecido por ter ação no sistema nervoso central (cérebro).
A principal propriedade da L-teanina é atuar como um agente relaxante sem sedação – diferente da erva-cidreira, que relaxa, mas também pode sedar. Também está associada a uma redução da percepção de estresse e melhora de atenção.
Desta forma, enquanto a L-teanina não parece induzir o sono, ela pode ajudar com o sono, devido ao seu efeito relaxante. Curiosamente, as propriedades relaxantes e que proporcionam mais atenção, em conjunto com a falta de sedação da L-teanina pode ter um papel suplementar mais significativo como um atenuante de efeitos excessivos de muitos estimulantes. Assim, uma possível combinação de L-teanina com cafeína (200mg cada) pode ter ação sinérgica na promoção da cognição e da atenção.
D-pantenol
O D-pantenol, também conhecido como pró-vitamina b5, é uma vitamina produzida tanto no cabelo, quanto na pele, sendo bastante utilizada especialmente pela indústria cosmética.
Você pode notar isso ao ler embalagens de cosméticos como shampoos, condicionadores e outros produtos de beleza.
Essa presença do D-pantenol em diversos produtos se dá por conta dos inúmeros benefícios que ele proporciona ao cabelo.
Colina
A colina é uma das vitaminas do complexo B. As duas principais funções da colina envolvem o cérebro. Ela é importante para a formação do neurotransmissor acetilcolina, que regulariza de maneira indireta a memória, a cognição e entra no controle da frequência cardíaca, da respiração e da atividade dos músculos. Outra função da colina é entrar na formação da esfingomielina que forma a capa dos nervos que chamamos de bainha de mielina. A bainha de mielina tem que existir para que o impulso nervoso caminhe nos neurônios, ela é a capa dos neurônios, estrutura que envolve o neurônio.
Benefícios comprovados
Aliada do cérebro: A colina é importante para o cérebro de duas maneiras. Ela age na formação do neurotransmissor acetilcolina que regulariza de maneira indireta a memória e a cognição. Além disso, ela age na formação da esfingomielina que forma a capa dos nervos que chamamos de bainha de mielina. A bainha de mielina tem que existir para que o impulso nervoso caminhe nos neurônios, ela é a capa dos neurônios, estrutura que envolve o neurônio.
Boa para o coração: Por agir na formação do neurotransmissor acetilcolina, a colina também contribui para o controle da frequência cardíaca. A colina também ajuda na formação de uma enzima capaz de proteger o organismo contra a homocisteina, substância tóxica para o organismo, especialmente para o coração.
Benéfico para os músculos: Por agir na formação do neurotransmissor acetilcolina, a colina também contribui para o controle da atividade dos músculos.
Aliada do fígado: O fígado acumula um pouco da gordura que formamos dentro do corpo, toda a sobra de calorias o corpo reserva formando o triglicérides, combustível de reserva, uma parte vai para os músculos e outra para o fígado, e se houver acumulo neste órgão há problemas. O fígado precisa da colina para formar um transportador para retirar essa gordura e fazer com que o corpo a utilize como energia.
Importante para as gestantes: A colina é essencial para as gestantes, pois é nesta fase que o cérebro do bebê é formado e este nutriente é necessário para que isto ocorra.
Aliada dos ossos: A colina pode ajudar na formação óssea, pois contribui para a síntese do colágeno, que por sua vez, tem participação na elaboração dos ossos.
Deficiência de colina
Uma dieta deficiente em colina pode causar problemas cardiovasculares e degenerativos cerebrais e também favorecer o acúmulo de gordura no fígado.
Os sinais de que há deficiência de colina são: déficit cognitivo, alteração na concentração, dificuldade de cognição e compreensão, alteração nos músculos, dores musculares, salivação excessiva, enjoo e náuseas.
Acetil L-Carnitina
Derivado natural da carnitina (componente normal do SNC e outros tecidos orgânicos), a qual é atribuída uma atividade neurotrófica em indivíduos com involução cerebral. A Acetilcarnitina (alfa-trimetil-betabutironetaína) é gerada no nível mitocondrial pela acetilação da carnitina, processo mediado pela enzima acetiltransferase.
De sua parte, o neurotransmissor fisiológico colinérgico acetilcolina sintetiza-se a partir do ácido acético e da colina, pela ação da enzima colina acetilase. Possui uma similaridade estrutural e química com a acetilcolina e, portanto, é considerado um fármaco colinomimético ou acetilcolinosímile, já que promove a síntese e a liberação do neurotransmissor colinérgico.
A atividade biológica energética é fundamental para a adequada oxigenação dos ácidos graxos no nível mitocondrial, e a acetilcarnitina é o único transportador seletivo através da membrana mitocondrial impermeável. Na realidade, representa uma forma de armazenamento de grupos acetil que podem associar-se com a coenzima A (CoA), necessária ao início do ciclo de Krebs para o metabolismo, tanto de ácidos graxos como de glicídios.
Por tudo isso, a Acetilcarnitina atua como um agonista sobre o receptor muscarínico e a neurotransmissão colinérgica; poderíamos defini-la como um reativador modulador-neuroprotetor do trofismo neuronal.
- Melhora a Energia Cerebral;
- ALC é um precursor do importante neurotransmissor cerebral, a acetilcolina , o que contribui para o suporte das funções cognitivas e de memória.
- Estimula a criatividade, atenção e memória;
- Nova pesquisa indica ALC pode promover o metabolismo da glicose saudável.
L-CARNITINA
A popularidade da L-carnitina se deu devido ao seu potencial ergogênico, que associa-se à melhora da performance em indivíduos fisicamente ativos que suplementam o composto. Além disso, a função de oxidação dos ácidos graxos permite a entrada de acetilas no ciclo de Krebs, o que aumenta a disponibilidade energética da célula e resulta na produção e utilização mais efetiva do oxigênio, melhorando a capacidade de realizar tarefas físicas.
A L-carnitina também evita desvios metabólicos, impede a formação de níveis excessivos de triglicérides e elimina fatores de risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose e afecções cardíacas consequentes.
- Reduz os riscos de doenças cardíacas;
- Auxilia na queima de gordura;
- Ajuda no ganho de massa magra;
- Tem papel de detoxificação;
- Previne o estresse metabólico;
- Fortalece o sistema imune;
- Reduz o dano tecidual muscular.
D-RIBOSE
Quando os déficits de fluxo de oxigênio ou sangue são crônicos, como na doença de coração, os tecidos não conseguem produzir D-Ribose suficiente. Desta forma, os níveis de energia celular se esgotam.
Evidências apontam que entre 20 e 25% das pessoas com mais de 45 anos, de ambos os sexos, mostram os primeiros sinais de disfunção cardíaca diastólica (endurecimento arterial) e correm o risco de contrair a insuficiência cardíaca com o passar do tempo. Este quadro é ainda mais frequente em pessoas com pressão alta, mulheres com prolapso da válvula mitral grave (quando a válvula que separa as câmaras do lado esquerdo do coração não fecha corretamente) ou pacientes com hipertrofia ventricular (doença que ocasiona o aumento da espessura do músculo da parede do ventrículo).
Para as pessoas que apresentam esses problemas e disfunções no coração, a D-Ribose aumenta a reserva de energia cardíaca e auxilia na restauração da função diastólica cardíaca normal.
Além de pacientes com problemas cardíacos, aqueles que têm fibromialgia e síndrome da fadiga crônica (doenças que apresentam dor muscular) podem apresentar o metabolismo ATP com defeito. Por este motivo, o uso de D-Ribose pode ser indicado.
Fadiga e exaustão ocorrem frequentemente como um resultado da diminuição de ATP nos músculos, que, quando são muito usados ou lesados, a baixa oferta de ATP torna-se particularmente vulnerável; e o processo de recuperar esses níveis, mais lento. A D-Ribose é um dos principais componentes de ATP. Quanto mais D-Ribose estiver disponível, mais rápido os níveis de ATP voltarão ao normal, o que ocasiona uma melhor e mais rápida recuperação.
Foi comprovado que a suplementação de D-Ribose serve para aumentar a função do músculo cardíaco após ataques do coração e para melhorar o bombeamento de sangue em pessoas com insuficiência cardíaca congestiva. Este efeito cardíaco pode ser ampliado se associado com outros suplementos mitocondriais, como: Coenzima Q10, L-Carnitina, Riboflavina, Nicotinamida e Magnésio.
A melhora da função do músculo cardíaco depois da suplementação de D-Ribose pode levar a um melhor fornecimento de sangue rico em oxigênio para os músculos esqueléticos, energizando-os para uma atividade aumentada.
Aumento dos níveis de ATP no músculo esquelético após a suplementação de D-Ribose pode ajudar a reduzir a dor muscular e a fadiga, que impedem as pessoas de manter a rotina de exercícios físicos.
Cardiologistas e fisiologistas utilizam cada vez mais a D-Ribose como um meio de “rejuvenescer” os músculos cardíacos e esqueléticos de seus pacientes e melhorar a qualidade de vida.
L- GLUTATIONA
A glutationa é o antioxidante mais abundante no sistema de combate aos radicais livres. Ela também tem papel ativo na recuperação celular e na eliminação de toxinas. Saiba mais sobre a glutationa, que é considerada a “mãe de todos os antioxidantes”.
O que é a glutationa
A glutationa é uma molécula formada por três aminoácidos: cisteína, glicina e ácido glutâmico. Está presente na maioria das células do organismo, não apenas no meio intracelular como também no meio extracelular, atuando em diversos processos. Assim, sua deficiência é considerada um dos principais fatores que causam envelhecimento celular e redução da expectativa de vida.
Função antioxidante
Antioxidantes têm a capacidade de “doar” um de seus elétrons aos radicais livres e ainda continuarem estáveis. Assim, os radicais livres se tornam moléculas estáveis e acabam sendo eliminados, interrompendo o estresse oxidativo. A glutationa é o antioxidante não enzimático mais abundante no organismo.
Outras funções da glutationa
Além de combater os radicais livres, ela atua em diversos processos, como na eliminação de toxinas, no transporte de aminoácidos, na síntese de proteínas e na proteção do organismo contra radiações solares. Além disso, atua na proteção das células contra substâncias cancerígenas e participa do combate aos sinais de envelhecimento.
Estudos recentes apontam também para uma participação importante da GSH na regulação da morte celular programada.
Por que repor
A prática de atividades físicas intensas, a poluição do ar, a ingestão de alimentos com aditivos químicos, o estresse e a exposição ao cigarro e álcool. Todas essas condições podem levar a um aumento excessivo na produção de radicais livres, gerando um estresse oxidativo.
Este cenário, além do processo de envelhecimento e algumas doenças, pode reduzir sensivelmente o nível de glutationa no organismo. Ao mesmo tempo, restaurar o nível de glutationa é uma boa ferramenta para lidar com todos esses males.